sábado, 9 de novembro de 2019

Livro Artesanal - Saiba Como é Feito


Eu não sabia da existência dos livros artesanais. Lógico que sabia como os livros eram feitos antigamente. Mas hoje o processo de impressão de um livro é muito mais rápido e industrializado.

livro artesanal
Foto: Bernardo Queiroz

Porém com o crescimento do mercado literário vem a necessidade de novas editoras e novas soluções. Com isso, soluções que pareciam ultrapassadas, se renovam e tomam seu lugar.

Processo de criação do Livro Artesanal

Obviamente o conteúdo é criado da mesma forma para qualquer tipo de livro. Cada autor tem seu próprio método de escrita e estilo. A revisão e edição também não diferem muito de uma editora para outra.

É na hora de criar o objeto livro (impressão e encadernação) que a mágica acontece. O Rodolfo Calcabrini mostra neste vídeo um passo a passo e como ele faz um livro artesanal.



É interessante o processo. E saber que não dependemos de uma editora para publicarmos é libertador. Mas estou certo de que nem todo mundo tem o tempo nem a habilidade necessária para realizar todos esses passos.

Por isso vamos falar um pouco mais das editoras especializadas em livros artesanais.

Auto Publicação

Até pouco tempo atrás as principais editoras brasileiras, burocratizaram e dificultaram a edição de livros de pequenos autores, por melhores que eles fossem. O resultado disso foi que boa parte desses autores passaram a pagar a editoras menores para fazerem o trabalho editorial - como revisão, diagramação, impressão e encadernação.

Hoje essas pequenas editoras estão ganhando espaço e muitos autores passaram a lhes dar preferência. Algumas apostam no diferencial da fabricação manual. Umas mais manual outras menos, quase manufaturado; mas o que todas têm em comum é querer levar ao leitor uma experiência de leitura única.

Com relevo, sem relevo, com gravuras, sem gravuras. Seja como for, o importante é que o leitor tenha uma peça única provocadora das mais variadas sensações pelo tato, pelo cheiro, pela visão, pela audição, enfim. É uma leitura com todos os sentidos.

Como, obviamente, não é possível dar vazão a grandes números de impressões: as editoras apostam na exclusividade com tiragens de cerca de 200 unidades. Assim o livro deixa de ser apenas um meio de absorver conteúdo e vira em si mesmo um conteúdo a ser absorvido. Melhorando o processo de leitura e, acima de tudo, virando peça de colecionador.

Dois dos principais nomes neste ramo são as editoras Quelônio e a Arte & Letra.

Quelônio - Editora de Livros Manufaturados

Esta editora, que prefere ser chamada de tipografia, não trabalha apenas com métodos manuais, mas trás tecnologias do século passado - de manufaturação - para entregar livros de alta qualidade e visual incomparável. O contato com a editora pode ser feito pelo e-mail quelonioeditora@gmail.com (fala que viu a editora no nosso blog e pede por desconto).



Arte & Letra - Editora de livros Artesanais

A Arte & Letra por sua vez garante só usar processos totalmente manuais. O resultado também é excelente. A editora aposta na sensação. As texturas, o cheiro e a leitura têm que andar juntos. Para falar com a editora use o e-mail contato@arteeletra.com.br ou o telefone (41) 3223-5302 (também podes falar que viu a editora no blog Livro LTDA e pedir um desconto especial).



O que você pensa dessa revolução dos livros artesanais?




Comenta