segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Melhores Aplicativos Para Escritores


Quem diria que escrever seria tão difícil? Não é só ter uma idéia e pronto? Ledo engano. É personagem pra criar. Cenas, descrições, tempo. Tudo, basicamente você precisa estar atento a tudo.
Um bom escritor aprende a ter tudo isso na cabeça mesmo, mas hoje temos ferramentas que nos ajudam nesta tarefa árdua. 

O foco do escritor é escrever. É muito óbvio, mas acredite, a maioria das pessoas que querem se tornar um escritor (a) passa mais tempo assistindo vídeos de como se tornar um escritor do que escrevendo.

Então a primeira regra, antes de te ajudar nesta tarefa é: escreva.

Leia o post, veja os aplicativos e parta para cima. Comece a escrever hoje. Procrastinar o início não vai te ajudar, nem um pouco, a ser um escritor melhor. Mais de 70% do trabalho de um escritor é revisão e reescrita, então só escreve.

É um facilitador de vida, este aplicativo. Você tem acesso ao seu trabalho por aplicativo ou pelo navegador, tanto no computador quanto em qualquer dispositivo móvel. Seu nome é portabilidade.

Além do fato de você poder escrever ou revisar seu livro do celular, no ônibus, ou no computador emprestado da vizinha (situação meramente hipotética). O sistema salva versões do arquivo à medida que você mais escrevendo, garantindo que você não vai perder tudo porque é uma anta que não salvou o documento (rsrsrs). 

Ainda é possível integrar com o Google Keep (aplicativo de notas da Google), assim você consegue visualizar na mesma tela (no computador) sua história e as anotações que fez sobre ela. Também os  aplicativos de tarefas e de calendário (agenda).

google docs


Sabe todas aquelas ideias que vêm no momento mais inadequados e somem em seguida? Claro que você anotava tudo no seu bloco de notas físico ou virtual, não era? Não? Ok.
Eu anotava, mas o ruim é que precisava ter vários aplicativos, um para cada propósito, porque o bloco de notas do celular não tem portabilidade alguma. Já usei vários aplicativos com o intuito de fazer anotações rápidas, mas ou eu tinha aplicativos fáceis e rápidos ou eu tinha um aplicativo completo.

O Google Keep, na minha opinião já deveria ser o aplicativo de notas padrão dos celulares Android, mas como ainda não é e ainda está de graça, você pode baixa-lo e usar tanto no mobile quanto no computador.

Eu usava para anotar ideias e lista de tarefas, capítulos e metas que precisava fazer. Anotar as características dos personagem também é uma boa opção.

Word

Eu não vou indicar o Word porque é uma ferramenta muito mais complexa do que o necessário para um escritor. É uma excelente ferramenta parar o mundo corporativo. Quem sabe usar seus recursos de forma avançada faz maravilhas. Eu indico mais para editores que para escritores. É tanto gasto de energia para escrever que muitos acabam desistindo, sem falar do gasto financeiro (Cerca de R$ 29,00 por mês). Claro que tem quem goste. Eu que não sou.

Se você tem dinheiro para adquirir uma ferramenta para escrever, sugiro que gaste em uma ferramenta para escritores. A Scrivener é uma delas.

Para quem realmente está se dedicando à escrita, usa IOS e tem um dinheirinho disponível (cerca de R$ 180,00) eu indico o Scrivener, porque é uma ferramenta e tanto para o escritor. 

Eu adquiri-a faz pouco tempo e ainda estou avaliando-a, mas já aumentou muito a velocidade da minha escrita. Isso pelas funcionalidades que tenho dentro do mesmo aplicativo.

Por exemplo: centralizado fica o meu texto (eu escolhi essa gama de cores, mas isso é personalizável) ao lado esquerdo fica o que eu chamo de arvore do livro. Ai eu consigo organizar todos os meus textos em pastas, assuntos agrupamentos, enfim, da forma que eu achar melhor (na hora de exportar essa organização não sai, sai apenas o texto com a formatação que eu inseri e na ordem que eu deixei).

Como podem observar ao lado direito eu ativei duas telinhas, uma com a sinopse do texto outra com um bloco de notas que eu uso para tudo. Desde idéias até lista de coisas a fazer.

Acima da barra de formatação eu tenho a informação de quantas palavras foram escritas em todo o livro e quantas palavras novas eu escrevi. Isso é maravilhoso para acompanharmos o progresso.

Consigo fazer anotações internas o que é muito útil durante as revisões. Assim como isolar os diálogos.

Aplicativo Scrivener

Ao lado esquerdo tem uma pastinha chamada "pesquisa" nessa pastinha eu posso colocar qualquer informação que me ajude na história como personagens, pesquisas de fato, resumos, material de apoio. Nada que eu escreva nesta pasta é contado como palavras do livro.

Também é possível acionar o modo de foco, onde o aplicativo toma toda a tela e não te deixa vagar pela internet. Muito útil para quem tem problemas em escrever de forma focada.

Ainda estou aprendendo as demais funcionalidades, mas sou claro ao dizer que investir este dinheiro (de uma só vez) neste aplicativo foi a melhor coisa que fiz até agora. O simples fato de eu poder quebrar minha história em várias partes e organizar da forma que eu quiser, assim como mudar toda organização de forma fácil, vale cada centavo.

Esqueci algum aplicativo que você usa? Fala aqui nos comentário que falamos dele em breve.







Comenta